Buscar
  • Adriana Pires

Boina feminina: como usar esse acessório cheio de estilo

Atualizado: 1 de Ago de 2018

A boina pode adicionar mais personalidade à sua composição, além de te manter elegante.


Há quem diga que a boina é responsável por remeter à moda retrô, outros simplesmente a consideram uma peça propícia para aquecer nos dias mais frios. Independentemente da finalidade, o fato é que a boina, além de atemporal, é um acessório que acrescenta não só um charme a mais ao visual, como também uma certa pitada de criatividade e personalidade.


De acordo com as Consultora de Moda e Estilo , a boina é um acessório muito antigo e comumente usado no dia a dia pelos europeus: “As pessoas tendem a assimilar a boina com as figuras de artistas, em sua maioria pintores, por conta de personalidades bem conhecidas como Rembrandt (que fez inúmeros autorretratos usando boina) Monet e Picasso, por exemplo. Em resumo, é um acessórios que traz uma referência (ainda que estereotipada) do francês, e carrega esse ar de intelectual, do artista, enfim, desse universo boêmio”.


Além do visual poético, alguns modelos também fazem uma forte referência ao militarismo, estilo este que também se faz muito presente como tendência há alguns anos. Mas isto não é necessariamente uma regra, já que a mesma peça combinada à uma saia plissada, por exemplo, criará uma composição muito mais delicada e romântica.

“Acho que dentre os chapéus, no geral, é mais fácil de usar pela falta da aba, é menor, mais discreto e definitivamente traz um charme extra ao visual”, complementa a profissional. Veja a seguir algumas dicas bem legais de como usar a boina na composição de seu look de inverno:


Boina em looks básicos


“Looks básicos têm dupla função na hora de combinar com a boina: para as iniciantes, peças mais básicas de cores neutras ou mesma cor + boina num tom também neutro (preto, marrom, cinza, marinho) faz o look todo ser mais suave. Por outro lado, peças mais básicas em tons neutros, como jeans e um suéter por exemplo, podem servir de pano de fundo para criarmos um ponto focal: a boina – num tom que crie contraste.”, explica Helena.


Boina em looks românticos

Helena mostra que para compor um visual mais romântico é necessário ter uma certa cautela na escolha das peças para não ficar com um visual muito caricato. “Minha sugestão é tentar fugir um pouco de peças xadrez e apostar em modelos, cores e estampas mais femininas, como uma saia lápis no lugar de uma saia godê (que já tem esse aspecto retrô), por exemplo. Uma opção boa para o inverno é usar o próprio casaco como vestido ou um casaco mais longo sobre o vestido ou saia”.


Boina em looks formais


De acordo com a consultora, culturalmente falando, usar uma boina com uma composição social pode ser um tanto difícil e arriscado em nosso país, mas não é impossível: “A boina em si é um elemento que destoa numa produção mais formal, ainda mais aqui no Brasil, onde não temos tanta formalidade e nem tanto frio, mas nada impede quem tem atitude de usar. Dá pra pensar em looks com cores mais sóbrias, com peças de alfaiataria, calça flare ou blazer.”.


Boina em looks fashionistas

“Aqui o céu é o limite! Pra quem tem um estilo mais criativo, fashionista ou não, a boina pode ser um elemento mais fácil e até divertido de usar. Vale colocar o acessório como peça principal, deixar ele mais básico ou combiná-lo com peças tão criativas quanto a boina na hora de montar o look. Aliás, esse é um modo de fazer com que o acessório pareça mais integrado também. As ‘fashionistas’ já podem pensar em incluir esse acessório dentro de um contexto mais contemporâneo, misturando uma ou mais tendências de moda por exemplo. O resultado é que, se bem bolado, o look todo fica com mais unidade, mesmo tendo várias informações juntas”, comenta a profissional.


Boina tipo quepe


Com uma pegada mais militar, este modelo de boina está com tudo atualmente e exige atitude e atenção ao compor uma produção com ele. A consultora aconselha evitar referências ao estilo náutico para evitar um visual com cara de fantasia e diz que os modelos menos estruturados podem render mais charme e delicadeza para o look;


Matéria por Vanessa Herrmann do Dicas de Mulher.

2 visualizações
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 por Adriana Pires | Desenvolvido por KS Social Media